CONGELAMENTO IV


Arroz :Cozinhe, resfrie e embale em porções. Descongele em banho-maria ou no microondas. 3 meses

Caldos : Prepare-os concentrados e guarde em forminhas de gelo. Depois de congelados e desenformados, embale em sacos plásticos. Descongele direto no fogo ou no microondas. 6 meses

Claras:  Congele ao natural, em forminhas de gelo. Quando endurecerem, desenforme e embale em sacos de polietileno. Duas colheres de sopa equivalem a uma clara. Descongele no refrigerador ainda embaladas. 6 a 8 meses

Feijão, feijoada, lentilha e grão de bico :  Prepare da maneira habitual sem deixar os grãos amolecerem muito. Resfrie e embale. Descongele direto no fogo ou no microondas. Grãos: 3 meses;

Feijoada:  1 mês

Ovos :  Não podem ser congelados na casca pois arrebentam devido a expansão interior. As gemas devem ser separadas das claras, porém pode-se também congelar o ovo inteiro ligeiramente batido. Pode-se adicionar sal ou açúcar nas gemas (uma pitada) conforme o uso que delas se fará.
Nas claras não é necessário adicionar nada e quando descongeladas, ficam em ponto de neve depois de bem batidas. Pode-se embalar as gemas, claras ou ovos misturados em recipientes rígidos, copos plásticos, forminhas de gelo, etc.. Descongelamento lento, em recipiente tampados no refrigerador, é o mais indicado; as claras podem ser batidas ainda geladas. 6 a 8 meses

Ovos Inteiros  : Retirar da casca e mexer sem formar bolhas, com um garfo, adicionando para cada ovo uma colher (café) de sal ou açúcar, conforme sua utilização posterior. Descongele no refrigerador ainda embalados. 6 meses

Sopas :  Refogue a carne e os temperos. Em seguida acrescente os legumes. E, por último, o macarrão, deixando ferver apenas 3 minutos. Resfrie e embale. Descongele no refrigerador ou no microondas. 3 meses


REGRAS BÁSICAS


- escolher sempre alimentos de primeira qualidade, pois o congelamento não melhora o estado, aparência e sabor do alimento, apenas mantém suas características.
- não deixar passar o tempo de cozimento dos alimentos. Cozinhar apenas o tempo necessário.
- não recongelar nenhum tipo de alimento, pois perde o sabor e qualidades nutritivas.
- O alimento só poderá ser recongelado se mudar de estado, por exemplo, carne crua congelada, se for assada, novamente poderá ser recongelada.
- colocar rótulos ou etiquetas com identificação dos alimentos.
- empacotar e embrulhar os alimentos muito bem. É importante retirar o máximo de ar dos pacotes.



MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O CONGELAMENTO

- embalagens flexíveis: sacos plásticos de polietileno (atóxico), rolopac, papel alumínio, fôrmas e bandejas de alumínio descartáveis.

- embalagens rígidas: recipientes rígidos, pirex ou louça refratária, caixas ou bandejas de isopor, potes de vidro, forminhas de gelo.

- complementos necessários: bombas para extrair o ar, presilhas de arame recobertas com plástico, fitas auto-adesivas, etiquetas auto-adesivas.


VANTAGENS DO CONGELAMENTO
- organização
- aproveitamento de sobras
- programação
- imprevistos
- economia de tempo
- economia de dinheiro
- preservação

DESCONGELAMENTO

É muito importante o bom descongelamento para que se tenha um bom resultado. O descongelamento pode ser feito na própria embalagem, na geladeira, na temperatura ambiente ou microondas.

ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER CONGELADOS

- todas as verduras de folhas (alface, agrião, almeirão, rúcula, etc)
- pepino, rabanete, tomate cru
- qualquer legume que se pretende cozinhar cru
- batatas
- claras cozidas ou em neve
- aves recheadas
- maionese
- pudins cremosos
- gelatinas
- ovos na casca
- cremes

MODO DE FAZER

CONGELAMENTO EM ABERTO

É o tipo de congelamento ideal para se congelar bifes, hambúrgueres, salgadinhos, docinhos, etc.

Utilizar, de preferência, uma fôrma de alumínio para que o congelamento seja mais eficiente colocando na parte mais superior do freezer. O alimento a ser congelado em aberto, por exemplo, bifes, são colocados lado a lado.

A fôrma é coberta por um saco plástico, papel alumínio ou plástico aderente. Deixar no congelador por algumas horas até que endureçam.

Depois é só retirar rapidamente e embalar em sacos plásticos ou bandejas de alumínio, retornando ao freezer devidamente fechado.


CONGELAMENTO EMPACOTADO

Congelar os bifes, individualmente, com plástico aderente e formar uma pirâmide (um em cima do outro). Colocar essa pirâmide dentro de um saco plástico. Descongelar somente a quantidade necessária, sem precisar tirar todos os bifes.


CONGELAMENTO PRONTO

Congelar os bifes já prontos. Durabilidade de 3 meses.


CONGELAMENTO DE PRATOS PRONTOS

O congelamento de pratos prontos facilita a tarefa diária de preparar refeições, economizando tempo e dinheiro. Também oferecem a vantagem de atender as diferenças individuais, as dietas de emagrecimento, pressão alta, etc. Ao congelar ao pratos prontos devemos observar alguns itens:

- a validade, de modo geral, dos pratos prontos são de 3 meses

- os alimentos devem ser congelados absolutamente frios. O resfriamento dos alimentos deve ser o mais rápido possível.

- congelar sempre em porções necessárias ao tamanho e a necessidade de sua família. Nunca recongelar prato pronto.

- embalar, adequadamente, cada tipo de alimento. O sucesso de um prato pronto descongelado está ligado diretamente à maneira como foi embalado. Todo prato pronto deverá estar totalmente frio ao ser embalado. A embalagem deve ser hermética e tirada todo excesso de ar.

- colocar etiqueta com a data do congelamento e os dados necessários para o aquecimento.

- procurar usar menos temperos que o habitual. Alguns condimentos ficam mais acentuados ou alteram o paladar do prato congelado, como por exemplo, manjerona, noz moscada, sal, alho, mostarda, baunilha, cebola, páprica, salsão.



CONGELAMENTO DE CARNES

- as carnes que serão congeladas deverão ser escolhidas com cuidado, pois não devemos recongelar.

- não lavar a carne e nem temperar, pois a água retira proteínas essenciais e o tempero altera a cor, sabor e textura.

- Congelar sempre em pedaços pequenos, pois facilita o descongelamento.

- os bifes podem ser congelados em aberto e depois acondicionados em sacos plásticos em porções a serem consumidas em uma refeição.

- as preparações à milanesa vão diretamente para o fogo, sem descongelar antes.

Comentários