SONHOS... AQUELES DA PADARIA !! Hummmm..



Massa

-500g de farinha de trigo

-50g de fermento biológico fresco
-100g de açúcar
-100g de manteiga ou margarina
-1 colher (café) de sal
-3 ovos
-1 copo de água
-1 pitada de baunilha

Recheio

-1/2 litro de leite
-250g de açúcar
-75g de farinha de trigo
-4 gemas
-1 pitada de baunilha



Preparo:

Massa:

Em uma vasilha (ou batedeira) misture 50g de farinha de trigo, fermento e um pouco de água. Deixe descansar por 10 minutos. Depois, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Coloque dentro de uma vasilha untada com óleo e cubra com filme plástico. Deixe crescer por 20 minutos. Após o crescimento faça os modelos desejados. Se for fritá-los, peneire farinha de trigo. Caso deseje assá-los, pincele com ovos mexidos. Espere novamente o crescimento dos modelos até dobrarem de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC ou frite-os no óleo com fogo médio. Espere esfriar e recheie.

 Recheio:

Em uma panela coloque a metade do açúcar e o leite para ferver. Em uma vasilha coloque as gemas e a outra metade do açúcar e bata com um fouet até as gemas branquearem. Depois, adicione a farinha de trigo e reserve. Assim que o leite ferver adicione um pouco deste na mistura e, em seguida, leve para cozinhar mexendo sempre para que não empelote. Assim que o creme engrossar apague o fogo, adicione a manteiga e mexa até fica homogêneo. Coloque o creme em uma vasilha e cubra com filme plástico rente ao creme. Espere esfriar e recheie os sonhos.

Se preferir recheie com doce de leite .

DICA DE PREPARO
*Frito ou assado. Não importa a maneira como a massa do sonho vai ser finalizada, o doce ainda é um dos prediletos de muita gente. Quem preferir preparar a guloseima em casa deve seguir algumas dicas simples, que garantem o bom andamento da receita.


*Um dos cuidados primordiais na hora de fazer os sonhos é com a massa. Perder o ponto ou deixá-la muito ressecada podem dar aquela sensação de doce da semana passada, "massudo" até demais. "Depois que terminar a mistura do fermento, da massa e do recheio deve-se cobri-los com um plástico fino ou peneirar farinha"
*Ao misturar todos os ingredientes da massa, não se deve ainda colocar toda farinha de uma vez. Vá acrescentando aos poucos enquanto a batedeira se encarrega de misturá-la. "É fundamental ainda que não se coloque toda a água logo no início. Se a massa atingir o ponto, não vai ser preciso nem acrescentar água, se não ela fica muito mole", explica Felipe.

*E não se afobe, se a receita pede para que se espere a massa crescer, não adianta adiantar os ponteiros do relógio para acabar logo. "Se a massa não cresce o suficiente, o sonho pode ficar com gosto de fermento e com uma aparência de velha", conta o padeiro.

*Se você optou em fritar o sonho tome cuidado para que o óleo não fique nem muito frio, nem muito quente. "O óleo não pode ficar borbulhante, ele tem que apenas estar fervendo", comenta Felipe. Segundo o padeiro, o ponto errado do óleo pode encharcar o sonho ou ainda deixar seu interior cru.

*Ao acrescentar o recheio, tome o cuidado de colocar o creme de confeiteiro (ou outro recheio de sua preferência, como goiabada ou nutella) apenas nas bordas do sonho, assim você não corre o risco do recheio vazar enquanto come.

Comentários

  1. olá boa tarde é a primeira vez que visito o seu site. E irei vir aqui muitas mais vezes. Adorei, está fantástico, receitas magnificas. Irei concerteza experimentar várias delas.
    Está de parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara