MUFFINS DE MIRTILO ( BLUEBERRY)

O mirtilo, também conhecida como blueberry, é uma das frutas mais ricas em antioxidantes já estudadas segundo dados do laboratório do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA).

A fruta tem ainda quantidade elevada de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Contém vitaminas A e C e minerais como zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Além disso a fruta tem baixo valor calórico e é rica em fibras, beneficiando a regulação intestinal. Pela ausência de sódio e colesterol é indicada em regimes para hipertensão arterial e na prevenção de doenças cardiovasculares. Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo também previne doenças relacionadas à visão.

O blueberry pode ser consumido in natura, no preparo de saladas, sucos e se for congelado pode ser usado para a produção de geléias, sorvetes, iogurtes, tortas e no preparo de molhos para pratos diversos. Além disso, suas folhas podem ser utilizadas para o preparo de chá, rico em propriedades medicinais.

Sua polpa é deliciosamente doce. Melhora a visão dos que lêem muito, dos que passam muito tempo em frete ao computador ou televisão. Melhora a circulação sanguínea nas artérias, veias e capilares.

Contém a cada 100 g:

Vitam. C.......13 mg
Vitam. B6.....0,036 mg
Vitam. B2.....0,05 mg
Ferro.............0,17 mg
Fósforo.........10 mg
Fibras............2,3 gr
Magnésio......5 mg
Potássio.........89 mg
Cobre............0,061 mg
Sódio.............6 mg
Proteínas.......0,67 gr
Glicídio.........14 gr
Lipídeos........0,38 gr
Calorias.........56

Cresce a cada ano o consumo desta fruta " (menos no Brasil) ", devido a seus comprovados benefícios a saúde e sua praticidade.
Podem ser consumidas no escritório, na academia, na hora do lazer, no café da manhã, no lanche da tarde, antes de dormir, etc.
Período de colheita: Novembro a Janeiro.

Com um delicioso sabor semi-doce e uma atrativa cor azul púrpura, os mirtilos estão repletos de nutrientes saudáveis. É uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidas, molhos, saladas e doçarias. Ou também se podem simplesmente lavar e comer à mão-cheia, sem necessidade de descascar ou cortar! Atrativos, pobres em calorias e supernutritivos, os mirtilos merecem um lugar privilegiado à nossa mesa.

HISTÓRIA

Originários da América do Norte, Ásia e Europa Central, os mirtilos têm sido consumidos pelo homem desde tempos pré-históricos. Em Portugal, encontram-se em regiões onde o Inverno é muito rigoroso, como a zona do médio Vouga.

Existem mais de 30 espécies que crescem em regiões distintas e centenas de diferentes variedades. Os mirtilos cultivados têm um sabor ligeiramente doce e os selvagens são mais adstringentes.
A época dos mirtilos é no Verão, quando os pode consumir no seu estado natural, frescos; no resto do ano pode encontrá-los congelados e secos.

Adquira mirtilos frescos que sejam firmes ao toque, sem humidades aparentes, com a pele seca e com um brilho prateado. Evite frutas demasiado moles, enrugadas ou com sinais de mofo. Os pacotes de mirtilos com manchas de sumo indicam que a fruta já não está no seu melhor.

Coloque os mirtilos no frigorífico e use-os até 7 dias apó a compra. Lave-os somente imediatamente antes de os consumir.


Aqui no Brasil é muito pouco divulgado sobre esta frutinha que encanta  a todos em outros países, se eu chegar em um supermercado, feira, seja lá onde for... ninguem nunca ouvir falar e ainda pergunta: Que é isso? É de comer?
Nunca vi, nem sequer experimentei, fico doidinha com as receitas maravilhosas que vejo ne Net e as pessoas falam com tanta naturalidade, mas fico só na vontade, porque nunca encontrei para comprar! Que pena ....
Se você tem facilidade para encontrar, abaixo tem uma receita divina com mirtilos.Experimente, a nossa amiga Pamela fez e aprovou.


Muffins de Blueberry (Mirtilo)

24 muffins


Esta receita pertence a minha querida Pamela Brandão que tão gentilmente me cedeu para postar para vocês..um abraço Pamela !!
Ingredientes:

-2 e 1/4 xícara de açucar granulado
-1/2 xícara óleo vegetal
-1/2 xícara de manteiga sem sal, derretida
-4 ovos grandes
-1 colher (sopa) de essência de baunilha
-5 xícaras de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
-3/4 colher (chá) sal
-1 xícara de buttermilk *
-1/2 xícara de iogurte natural (coloquei num paninho e deixei escorrer um pouco o líquido)
-2 e 1/4 xícaras, ou até 3 xícaras de blueberries
-1/4 a 1/2 xícaras de açucar granulado

*Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Preparo:
Pré-aqueça o forno à 200°C e unte 24 forminhas de muffins. Peneire os ingredientes secos juntos.
Numa tigela, bata o óleo, a manteiga e o açucar. Adicione os ovos um a um e a baunilha e bata bem.
Com uma colher, misture os ingredientes secos. Adicione o buttermilk e o iogurte.
Intercale massa e mirtilo e por ultimo mirtilo e salpique o açúcar (se misturar a fruta, a massa pode ficar azulada)
Asse por 15 minutos em 200°C e depois diminua para 175°C e asse por mais 12 a 16 minutos ou até que o teste do palito saia limpo e eles estejam levemente dourados. Deixe esfriar por 5 minutos e depois retire da forma e coloque numa grelha para terminar de esfriar.


As fotos acima pertencem ao blog Janess Weets
Está em inglês, é só por para traduzir no Google. O blog é lindo !!


Comentários