3 de nov de 2010

Muito interessante!!! Combinação de Alimentos !!!


 

Pessoal, esta semana estou com pouco tempo de fazer alguma receitinha gostosa, mas não queria deixar o blog postagem nova, então resolvi postar um artigo que achei muito interessante e acho que vocês também vão gostar. Bjinhos para todos!! Não deixe de participar do sorteio da mococa, ainda dá tempo falta 12 dias ainda!!


TABELA DE COMBINAÇÃO ALIMENTAR
Um dos assuntos mais importantes, freqüentemente negligenciado, é a ideal combinação daquilo que ingerimos. Comumente, geramos gases e substâncias irritantes e perigosas ao utilizarmos vários tipos de nutrientes no mesmo prato. O caso do "arroz com feijão" é clássico, pois eles representam dois amidos que não se combinam bem quimicamente.
A macrobiótica ortodoxa é prejudicial bioquimicamente quando vários cereais, mesmo sendo integrais, são ingeridos na mesma refeição. O ideal é utilizar apenas um tipo de cereal, várias verduras, uma leguminosa recém-cozida e em pequena quantidade, eventualmente uma fruta que tenha afinidade com os produtos anteriores, possivelmente uma proteína de origem animal ou vegetal etc..
Para melhor orientação, apresentamos a seguir uma tabela de alimentos como guia importante para que se mantenha o organismo leve e saudável, sem flatulência e material químico danoso: 

Grupo A
Alimentos que combinam entre si e com mais um dos Alimentos do Grupo B (consumo de vários alimentos por refeição) 



Carnes Abóbora Agrião Pepino
Castanha do Pará Brócolis Mostarda Verde Rabanete
Ovos de Aves Chicória Beterraba Salsa
Manteiga Pimentão Azedinha Serralha
Azeite Cogumelos Almeirão Taioba
Nozes Missô Abobrinha Tomate Cru
Amêndoas Shoyu Acelga Urucum
Avelãs Vagem Alho Aipo
Abacate Espinafre Alho Poró Berinjela
Frutos do Mar Couve Cardo Funcho
Gergelim Couve Flor Umeboschi Cebola
Cacau Nabo Bertalha Jiló
Pinhão Nabiça Caruru Chuchu
Coco Seco Maxixe Milho Verde Ervilhas Frescas
Castanha de Caju Quiabo Oregão Algas Marinhas
Azeitonas Repolho Palmito Fresco Raiz de Lótus
Alcachofras Alface Feijão Verde Raiz de Bardana
Cenoura Aspargos -- --



Grupo B
Alimentos que não combinam entre si (consumo de apenas um alimento por refeição)


Arroz Cará Araruta Tahine
Macarrão Fruta Pão Centeio Lentilhas
Trigo e Derivados Castanha do Natal Cevada Ervilhas Secas
Batata Inglesa Far. de Mandioca Cevadinha Trigo Sarraceno
Batata Doce Farinha de Milho Grão de Bico Mandioquinha
Aipim Milho Seco Feijão Seco Queijo de Soja
Inhame Aveia Soja Seca Leite de Soja


Grupo C
Alimentos que combinam entre si e com mais um dos Alimentos do Grupo B e também com os Alimentos do Grupo A
(desde que não sejam preparados em gordura ou similares)


Laranja Lima Maçã (doce) Abricó Açúcar em Geral
Lima Ameixas Doces Abio Queijos Frescos
Sapoti Banana Assada Figos Frescos Requeijão
Fruta do Conde Banana Cozida Tâmaras Queijo de Minas
Melão Banana Seca moyashi Queijo Prato
Melancia Uva moscatel Coco Verde Ricota
Jaca Mamão Mel de Abelhas Café Comum
Pêras (tipo doce) Caqui Melado Café de Cevada
Goiaba Ingá -- --


Grupo D
Alimentos que não combinam entre si nem com outros Alimentos


Abacaxi Cereja Laranja Ácida Romã
Caju Carambola Mangaba Pêra Ácida
Maracujá Framboesa Damasco Pitomba
Tangerina Grape-Fruit Morango Toranja
Ameixa Ácida Graviola Limão Jambo
Araçá Pêssego Maçã Ácida Uva Ácida
Bacuri Jabuticaba Nêspera Coalhada
Araticum Jenipapo Pitanga Cajás
Manga Cidra Marmelo Tamarindo


Grupo E
Banana Crua é Compatível com:


Leite Creme de Leite Queijos Lima
Laranja-Lima Mamão Melão Melancia
Pêras Figos frescos Maçã (deliciosa) Caqui
Sapoti Ameixas (doces) Uvas Moscatel Todas as Frutas
do Grupo C


Banana Crua é Incompatível com:


Mel de Abelhas Melado Caldo de Cana Açúcar em Geral
Frutas Ressecadas Abacate frutas Oleaginosas Manteiga
Azeite Óleo e gorduras em Geral Com os Alimentos do Grupo B ----

Grupo F
Leite Animal é Compatível com:


Alimentos do Grupo B Banana Crua ou Assada Gema de Ovo Cozida Com seus Derivados
(exceto os seus Derivados citados Abaixo)

Leite Animal é Incompatível com:


Alimentos do
Grupo A
Abacate Frutas Oleaginosas Óleos e gorduras
Frutas Secas  Frutas Frescas Coalhada, Iogurte e outras formas de Coalho Açúcar em Geral
Clara de Ovo Alimentos Doces Azeitonas Carne de Qualquer Espécie

Grupo G
Creme de Leite é Compatível com:


Alimentos do
Grupo B
Abóbora (Madura) Abacate Banana Crua
ou Assada
Leite e Derivados Gema de Ovo Maçã Crua ou Assada Frutas Oleaginosas Verdes

Creme de Leite é Incompatível com:


Verduras Frutas Doces e Ressecadas Frutas Oleaginosas Secas Óleos e Gorduras
Carnes Clara de Ovo Suco de Maçã Manteiga


Observações

1 - Gema de Ovo crua ou cozida, coco verde, levedo de cerveja, café e
várias qualidades de chá são compatíveis com qualquer
alimento, por serem considerados neutros. 

2 - O pão para ser menos fermentável, deverá ser feito com farinha pura ou integral e
ingerido 24 horas após sua fabricação, em torradas ou aquecido no forno.

3 - Para que os alimentos não entrem em conflito químico, é rigorosamente
necessário que se mantenha um espaço mínimo de 4 (quatro) horas e meia de uma refeição para outra. 

4 - Não fazer uso de fruta após às 18:00 horas.




ALIMENTAÇÃO NA HORA CERTA

Vamos nesta edição, evidenciar a importância do fracionamento de nossas refeições, ou seja qual seria o intervalo adequado entre elas. Em meu consultório, cerca de 96 % das pessoas com sobrepeso e/ou obesidade que me procuram, têm o hábito de fazerem apenas 3 refeições ao dia, consequentemente passam grandes períodos do dia sem se alimentarem. Desta forma têm oscilações glicemicas , hormonais e metabólicas importantes que pré- dispõem o organismo a armazenar .
O primeiro e grande passo para você ajustar sua alimentação, seria o fracionamento de sua dieta . Não deixar longos intervalos entre as refeições (no máximo 3 h e meia), não esperar sentir fome para comer, seria fundamental para que o organismo se ajustasse metabolicamente .
Seu dia deve ter no mínimo cinco refeições: desjejum, colação, almoço, lanche e jantar. Lembre-se sempre que para aproveitar ao máximo os nutrientes ingeridos, sua dieta deve ser equilibrada entre os grupos de alimentos.
- Desjejum : Deve ser tomado, no máximo, meia hora depois de acordar. Esta refeição deve ter pelo menos um alimento rico em carboidrato (para elevar a glicemia), alimentos lácteos e fruta.
- Colação : Faça-a até três horas após o desjejum, não espere a "fome" para o almoço. Quando sentir fome o metabolismo já começou a desajustar-se. Esta refeição deve ser feita à base de sucos para hidratar o organismo, mas cuidado com o suco cítrico (para não irritar o estômago e aumentar a fome), ou como alternativa prática as barras de cereais light (nutry , trio, etc).
- Almoço : É a principal refeição do dia e deve ser feita por volta das 12 horas, quando o organismo está mais ativo e preparado para receber uma quantidade maior de alimentos. Preocupe-se em ingerir pelo menos uma fonte de carboidratos, um alimento protéico magro, e saladas e verduras á vontade, cuidado com o excesso de líquidos durante esta refeição para não prejudicar a digestão e evitar a dilatação estomacal.
- Lanche : Completa os nutrientes que não foram oferecidos até o almoço, quebra o maior intervalo até o jantar, já que a maiores exigências do nosso organismo se concentram no meio do dia. Faça-a com alimentos protéicos e frutas (também como alternativa prática, as barras de cereais !).
- Jantar : Geralmente , será muito parecido com o almoço, porém com a preocupação de garantir uma boa digestão, reduza as "quantidades". Evite fazê-la muito tarde principalmente se quiser dormir em seguida. Qualquer imprudência cometida agora pode fazer com que sinta azia e/ou enjôo pela manhã.

Dr. Luiz E. Sinicio

4 comentários:

  1. Bárbara suas receitas são uma tentação... essa então... meu Deus... vou tentar fazer esse fim de semana. Obrigada pela visita no blog.

    Você também troca links??

    Beijos

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  2. Amigaaa Bárbara,amei o seu blog e sua visita.Seja muito benvinda!!!! Acho q n posso mais participar do sorteio da Mococa,fui a 1º ganhadora da promoção...vi q vc é de Nity,amo a sua cidade de paixão.A minha filha estudou na UFF.Um gde abraço.

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  3. Oi meninas, brigadinha pelso comentários !!

    Marcela que bom que gostou do blog estou aqui para ajudar, aprender e dividir qualquer informação com vocês. Bjinhos no seu coração Bárbara!!

    Oi Cris, olha, acho que você pode sim participar quantas vezes quizer, mesmo sendo uma sorteda, no proximo se inscreva!! Niteroi realmente tem lugares lindos. Bjinhos amiga! Bárbara

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Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara