DICAS PARA TIRAR MANCHAS ..



Louças, Porcelanas, Pratas, Utensílios ...:


Em manchas de café e marcas de cigarro em louças, friccione com um pano úmido e um pouco de bicarbonato.

Manchas de café e chá em utensílios de plástico: limpe com bicarbonato.

--------------------------------------------------------------------------------

Roupas, Tecidos, Tapetes, Cortinas ...:

Remova mancha de suor em roupas colocando a peça com água morna e vinagre

Batom: passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão, Nos tecidos não laváveis, passe um pouco de vaselina, em seguida limpe cuidadosamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono.

Para remover manchas em tapetes: use creme de barbear. A espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida.

Em roupa manchada de café, passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com uma toalha ou lave com água morna e glicerina . As manchas saem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Para tirar manchas de café antigas basta esfregar um pano umedecido com vinagre branco ou álcool.

Manchas de café em roupas de algodão branco: Umedeça com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra..


Para retirar manchas de tinta de canetas em tecidos, deixe-os de molho em leite cru.


Chiclete: comece esfregando, bem devagar, um pedaço de gelo sobre a mancha. Isso descolará os restos do chiclete. A seguir, embeba o local com tetracloreto de carbono. Se estiver em casa, tente este processo mais simples: pegue a roupa ou o sapato com chicletes e embrulhe com plástico.Coloque o saco no congelador e deixe lá por algumas horas. O chiclete se desprenderá.

Graxa: cubra a mancha com um pouco de manteiga ou banha,para amolece-la. Umideça em seguida com terebintina e raspe cuidadosamente com uma faca aquecida, até tirar a crosta da graxa. Molhe outra vez com terebintina e esfregue levemente até secar.

Manchas de vinho tinto em peças de tecido: mergulhe imediatamente a peça manchada numa vasilha com leite, ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha desaparecer.

Remova mancha amarronzada e queimada do ferro de passar esfregando uma solução de vinagre e sal.

Uma fatia de pão pode remover mancha de maquilagem em roupas escuras.

As manchas de clara ou gema de ovo devem ser lavadas simplesmente com água fria e sabão. Nunca em água quente.

Perfume: coloque a mancha sobre um mata borrão branco e limpo e esfregue-a com algodão embebido de álcool. Deixe o álcool secar expondo o tecido ao sol.


Coloque leite fervente sobre os tecidos manchados por frutas. Assim as manchas sairão facilmente.

Remova mancha de sangue em estofados cobrindo imediatamente com uma pasta de maisena e água fria. Esfregue ligeiramente e coloque o objeto ao sol para secar. Passe uma escova.

Para clarear as meias encardiadas, ferva-as com limão.

Manchas de chocolate em lã: esfregue algodão ou um pano embebido em glicerina. Use depois outro pedaço de algodão, molhado em água morna, para retirar a glicerina. Em algodão de cores firmes: Embeba a mancha com álcool e, depois, com água quente (com algumas gotas de amoníaco). Seda, náilon, ou fibra sintética (ou lã fina): umedeça, prudentemente, com tetracloreto de carbono; enxugue com uma toalha levemente; recomece com tetracloreto, exercendo alguma pressão, sem esfregar, para não alterar as cores ou a textura do pano.

Remova ferrugem de roupas brancas aplicando suco de limão, água morna e sal;

Use vinho branco para remover manchas de vinho tinto no carpete.

Gordura: o truque mais fácil é muito conhecido: cobrir imediatamente a mancha com bastante talco. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove: na maioria dos casos ,a mancha sai com o talco. Se a mancha resistir, coloque mais talco, mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino. em seda esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo: a magnésia absorverá imediatamente a gordura.

Mancha de mostarda - antes que seque, aplique sobre a mancha um pouco de sal. Estique a parte manchada sobre uma vasilha funda, procurando prender o tecido para que ele fique esticado. Misture uma colher de sopa de amoníaco numa vasilha de água fervendo e derrame, cuidadosamente, sobre a mancha, deixando o líquido atravessar o tecido. Enxágüe em água fria.


Mancha de cerveja - com o papel toalha, absorva o mais rápido possível o excesso de cerveja. Passe a esponja embebida em álcool desnaturado sobre a mancha. Enxugue bem e repita até a mancha sair completamente.

Mancha de sangue - use água oxigenada de 20 volumes misturada com água comum, na proporção de uma parte da água oxigenada para nove de água comum. Aplique a mistura na mancha e lave a roupa como de costume.

Manchas de doces ou bebidas açucaradas, lave com água morna e um pouco de álcool.

Manchas de punho e golas, umedeça a gola e os punhos e esfregue sobre eles sabão de pedra. Deixe uns minutos e passe sobre o local, lixa de unhas. Enxágüe e logo lave todo o tecido.

Manchas de barro em tecidos podem ser removidas, depois de secas, com uma simples escovada. Se elas persistirem, aplique uma mistura de água e vinagre, em partes iguais.

Manchas de Ferro de Passa - Remova mancha de ferro de passar usando solução de vinagre e sal aquecidos. As manchas escuras sairão.

Mancha de Mel - Coloque sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxágüe com água fria.

Manchas em couro- as manchas em couro podem ser removidas com uma mistura de uma parte de glicerina para duas de álcool;

Tinta de escrever vermelha - borrife o local com laquê de cabelo.Esfregue com um pano bem seco.

Tinta esferográfica - passe,com delicadeza,álcool ou removedor de cutículas sobre a mancha.

--------------------------------------------------------------------------------

Mobílias, Sofás, Carro ...:

Manchas em peças de couro: coloque gotas de éter em um pouco de óleo de linhaça e passe na superfície manchada.

Para remover piche de carro passe óleo de linhaça cru. Deixe o piche amolecer. Tire com um pano macio embebido em óleo.

Goma ou cola de mobília podem ser removidas com creme de limpeza facila, pasta de amendoim ou óleo de cozinha.

Para eliminar pequenas manchas de queimado da mobília, experimente esfregar maionese. Deixe por pouco tempo e limpe com um pano macio.

Utensílios de isopor lave sempre com água e bicarbonato. Não use sabão.

Remova mancha de copo e pingo de água na mobília aplicando uma pasta de óleo de cozinha e sal. Deixe por alguns minutos. Limpe e dê polimento
--------------------------------------------------------------------------------

Pisos, Paredes, Louças sanitárias, Vidros, Pias ...:

Para remover manchas em pias de aço inoxidável, esfregue com fluido para isqueiro e lave bem em seguida.

Tire mancha fresca de vidros com vinagre quente.

Use um pano umedecido com álcool ou vinagre branco para remover manchas de água no aço inoxidável.
Tire mancha fresca de vidros com vinagre quente.
--------------------------------------------------------------------------------

Rosto, Mãos...:

Remova tinta das mãos e do rosto com óleo de cozinha ou óleo de bebê. É o melhor jeito de remover tinta, porque não queima a pele.

--------------------------------------------------------------------------------

Sapatos de:

Camurça: pulverize a mancha com talco e escove em seguida;

Couro escuro: use a parte interna da casca de banana;

Couro claro: limpe com leite cru ou batata crua

Pelica: use borracha branca para lápis ou um pano embebido em benzina;

Verniz: passe algodão embebido em glicerina, leite ou azeite de cozinha. Dê lustro com uma flanela;

Tecido: limpe com álcool, benzina ou querosene.

--------------------------------------------------------------------------------

Combater Insetos:

Para acabar com as formigas, utilize o pó de café usado e fumo nos lugares onde elas aparecem.

Produtos para Manchas Específicas

1. Acetona: para retirar manchas de esmalte (não pode ser usada em plásticos).

2. Água oxigenada: para retirar manchas de sangue. Use a de 20 volumes e para uma parte de água oxigenada, coloque nove partes de água para aplicar na mancha antes de lavá-la.

3. Álcool: para retirar manchas de tinta de caneta esferográfica e de grama.

4. Bórax: para retirar manchas ácidas como vinho, frutas e café.

5. Leite: para retirar manchas de vinho tinto em tecidos. Coloque a peça manchada em uma vasilha com leite. Ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha sumir.

- Para tirar mancha de caneta das roupas, uma boa solução é passar leite quente no local. Se uma mancha clara ficar na região, mesmo após passar o leite, lave a peça com sabão em pó próprio para tirar manchas de caneta.


6. Magnésia: para retirar manchas de gordura em tecidos de seda. Esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo (cuidado para não queimar o tecido).

7. Talco: para retirar manchas provocadas por gordura. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Na maioria dos casos a mancha sai. Se isto não ocorrer, coloque mais talco, um mata-borrão e passe o ferro, bem em cima do mata-borrão. Se você não tiver talco, espalhe sal fino.

8. Vaselina: para retirar manchas de batom. Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Se não estiver em uma área lavável: passe um pouco de vaselina, em limpe delicadamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono.


9. Vinagre branco: para remover manchas de suor e manchas causadas por xixi de animais de estimação, além de ajudar a combater os fortes odores. Para retirar as marcas de transpiração deixe a roupa de molho em água morna com vinagre branco.

Atenção

1. Antes de tentar remover a mancha, faça um teste em uma área pouco visível para ver como o tecido reagirá: se ele não manchará, desbotará, etc.
2. Não deixe de remover completamente o produto de limpeza.
3. A rapidez é fundamental para o sucesso na retirada de manchas.

Comentários

  1. uma senhora postagem, super útil. bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. OI gente! tudo bom? Meu esposo derrubou sem querer café em um sapato de couro dele. Tentei tirar com a espuma do sabão neutro mas não deu certo. Depois tentei agua com bicarbonato. Ai sim, deu certo! Tirou tudo mesmo. Nem parece o sapato que estava manchado.

    ResponderExcluir
  3. boa noite tenho um melissa branca e manchou de graxa e ja tentei passar bicarbonato, detergente, sapolio ,sabonete ,vanish e nada adiantou por favor estou desesperada nao sei o q fazer

    ResponderExcluir
  4. Oi Joanna! Tente óleo de banana, ou acnase ou bepantol para limpar sua melissa.

    ResponderExcluir
  5. Olá... Usei um mocassim de camurça e manchou todo meu pé... Como posso fazer p limpar agora?? Já lavei,esfoliei e nada!!! Por favor me ajude..
    Obgda

    ResponderExcluir
  6. Olá... Usei um mocassim de camurça e manchou todo meu pé... Como posso fazer p limpar agora?? Já lavei,esfoliei e nada!!! Por favor me ajude..
    Obgda

    ResponderExcluir
  7. Olá, entornei chá de frutos vermelhos no meu sofá e manchou. Ele é de tecido e é cinzento. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  8. Olá, entornei chá de frutos vermelhos no meu sofá e manchou. Ele é de tecido e é cinzento. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma manha de esferografica azul nas minhas nike air max na parte de trás o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  10. Olá meu marido trabalha com solda e mexe com material aço carbonio mancha tudo a roupa e não sai parece encardido oq é bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara