DICAS DE MICROONDAS I


Como funciona o forno microondas?

O funcionamento do forno de microondas baseia-se na agitação em “vai e vém” das moléculas polares.

As microondas são ondas electromagnéticas que oscilamcom frequências muito elevadas (cerca de 2 450 000000 vezes por segundo) e são geradas por um magnetron.
Quando estas ondas penetram no interior de materiais que contêm moléculas polares, estas oscilam em “vai e vém” sofrendo colisões e transformando em calor a energia que recebem das ondas.

Como a molécula de água é polar, tudo o que na sua constituição contiver água líquida -como a maioria dos alimentos - aquece com muita eficiência nomicroondas. Por isso os alimentos cozinham no microondas mas o prato de vidro onde se encontram pode permanecer frio ( isso só não acontece,porque o prato está em contacto térmico com os alimentos e portanto aquece à medida que os alimentos aquecem)



Cuidados

1. Desligue o Forno antes de limpá-lo.

2. Mantenha o interior do Forno limpo.

Quando restos de comida ou pingos se aderem às paredes do Forno, esfregue com um pano úmido. Detergente pode ser usado se o Forno estiver muito sujo. O uso de detergentes abrasivos não é recomendado.

3. A superfície externa do Forno deve ser limpa com um pano úmido.

Para prevenir que as partes internas do Forno não sejam danificadas, não deixe respingar água nos bocais de ventilação.

4. Se o painel de controle estiver úmido, limpe com um pano seco e macio. Não use detergentes abrasivos no painel de controle.

Quando estiver limpando o painel de controle, mantenha a porta aberta para evitar que o Forno ligue acidentalmente. Depois de limpo, pressione a tecla Desligar/Cancelar, para anular o visor.

5. Caso o vapor se acumule no interior ou em torno da porta do Forno, esfregue com um pano macio.

Durante o cozimento, o vapor se desprende do alimento. A maior parte do vapor é retirado do Forno pelo ar que circula em seu interior. Mas, parte do vapor se condensará nas superfícies mais frias, como a porta do Forno.
Isto pode ocorrer também, quando o microondas é acionado sob condição de alta umidade. Isto é normal.

6. Ocasionalmente é necessário remover o Prato Giratório para lavar. Lave o Prato Giratório com água morna e sabão, ou em máquina de lavar pratos.


7. O anel e a cavidade da base do Forno devem ser limpas regularmente, para evitar ruídos excessivos.

Esfregue a superfície inferior do Forno com detergente suave ou limpador de vidros e seque.
O anel deve ser lavado com detergente suave ou em máquina de lavar pratos.
Vapores de cozimento se acumulam durante o uso repetido do Forno, mas não afetam a superfície inferior do anel. Quando remover o anel da cavidade da base do Forno para limpeza, tenha certeza de recolocá-lo na posição correta.

8. Não leve qualquer de seus componentes ao Forno ou fogão convencional (gás ou elétrico).


9. Nunca utilize a base antiaderente sem o suporte da base (plástico). Coloque-os sempre sobre o Prato Giratório.

10. Centralize o Prato no Prato Giratório. Não deixe encostar nas paredes do Forno Microondas.


Usando o Microondas com segurança-

Não guarde sacos plásticos de qualquer espécie ou outros utensílios dentro do microondas.

- Não o utilize para secar roupas.
- Ao tampar recipientes, deixe sempre uma pequena abertura para sair o vapor. Embalagens totalmente fechadas podem explodir.
- Não pré-aqueça ou ligue o microondas "vazio ".
- Não use o forno se a dobradiça, o trinco, ou a vedação da porta estiver danificada não fechando corretamente.
- Não tente ligar o aparelho com a porta aberta.
- Mantenha o cabo de força longe de superfícies quentes e evite pendurá-lo sobre a borda da mesa ou do balcão.
- Remova os prendedores de arame dos sacos plásticos próprios para cozimento de alimentos, antes de colocá-los no forno.
- Se os materiais dentro do forno inflamarem (pegarem fogo), mantenha a porta do forno fechada, retire o fio da tomada , desligue o fusível ou a caixa geral de força.

As microondas podem sair pela janela da porta?
 
Nós vemos o prato dentro do microondas porque a luz(radiação electromagnética) atravessa a janela. Será quehá perigo das microondas também poderem sair por essamesma janela?

A resposta é negativa.

Se olharmos mais atentamente para a janela do microondas notamos que elase encontra completamente coberta por uma rede metálica repleta de pequenos buracos.

As ondas electromagnéticaspenetram pouco dentro dos condutores eléctricos. E se oscondutores forem constituídos por uma malha de orifícios só a radiação com comprimentos de onda muito inferiores às dimensões dos orifícios é que conseguem penetrar. É esta a diferença !.

As microondas têm comprimentos deonda da ordem do centímetro e por isso não atravessam a rede metálica que cobre toda a janela; pelo contrário a luz com comprimentos de onda cerca de dez a cem mil vezes mais pequenos passa sem dificuldade pela dita rede, vemos por isso os alimentos aquecer.

Nunca ligar o microondas sem colocar no seu interior água.Não necessariamente um copo de água. Basta a água que se encontra presente nos alimentos. Mas não deve ligar o microondas, por exemplo, só com umprato vazio no seu interio

As microondas são geradas num magnetron. Essas ondas electromagnéticas seguem por um guia de ondas até ao interior do forno. Caso não exista qualquer alimento no seu interior que dissipe essa energia, pode aumentar até a um nível que faça com que as ondas electromagnéticas seja reflectidas de volta para o magnetron podendo avariá-lo.


Porque é difícil cozinhar "Ao Sal" no microondas?

Quando se cobre completamente com sal de cozinhas um alimento para o confeccionar "ao sal", a crosta de salque se forma é em geral boa condutora eléctrica.

Forma com isso um escudo que dificulta a penetração das microondas: o peixe irá cozinhar mais lentamente.
É como se colocássemos um alimento embrulhado em papelde alumínio como na receita da batata; o sal funciona como uma gaiola electricamente isolante (gaiola deFaraday).

Cuidado ao aquecer líquidos em recipientes muito lisos
Quando se aquecem líquidos no microondas em recipientes muito lisos, por exemplo de vidro de elevada qualidade, pode dar-se um fenómeno de sobreaquecimento.

Quando aquecemos água àpressão atmosférica, a temperatura não sobe acima dos 100 ºC, porque a essa temperatura apressão de vapor da água é igual à pressão atmosférica e podem formar-se bolhas de vapor que vão libertando o calor fornecido.

No entanto em recipientes polidos no microondas pode não existir o "motor de ignição" que origina o aparecimento das primeiras bolhas de vapor.Nesse caso a água pode aquecer demasiado sem ferver.

Este processo é perigoso - só falta a faísca para se dar a explosão - que em geral é desarmada pelo retirar do recipiente do microondas ou pela introdução do saco de chá na água: nesse momento a água ferve toda de uma vez com tal violência que em geral sai toda do recipiente podendo provocar graves queimaduras.

FuncionamentoNum forno de microondas não há calor interno no aparelho.

As microondas, atingirão o alimento por todos os lados e por cima, penetrando-o até uma profundidade que varia de 2 a 4 cm, variando conforme a consistência do alimento.

O centro do alimento será cozido por transferência do calor , que passará da parte externa para a interna.
As microondas passam através do vidro, porcelana, cerâmica, papel e plástico, não afetando estes materiais.



Otimização

É muito importante sempre cobrirmos os alimentos quando aquecermos a comida, não importando se é no forno comum ou num microondas .
Fazendo isto, a umidade e o frescor dos alimentos serão mantidos e haverá economia de energia ou gás pela diminuição do tempo de cozimento.


Colocação dos alimentos

Quando colocar alimentos em um prato, arranje-os nas bordas do prato deixando um espaço entre os pedaços.
Não coloque um por cima do outro. Quando possível, arranje os alimentos em forma de círculo


Cobrim

Assim como na cozinha convencional, a umidade dos alimentos tende a evaporar-se durante o cozimento por microondas.

Para evitar isso, podem ser utilizados diferentes tipos de tampas como: de vidro, pratos, papel impermeável, plásticos especiais, papel toalha e outros.

Quando usar plástico aderente, deixe uma abertura para a saída do excesso de vapor e se o plástico não for especial para Forno Microondas não deixe que ele encoste no alimento.

Furar

Alimentos com membranas ou peles devem ser furados quando forem cozidos inteiros no Forno Microondas, possibilitando assim a saída do vapor e evitando o rompimento da membrana, o que poderia estourar os alimentos.
Perfure a gema e a clara do ovo com um palito, fure com garfo a casca de batatas e outros vegetais inteiros; descasque uma tira de maçã, inteira; fure com garfo, salsichas, linguiças, etc.

Fonte:Walita







Comentários