13 de jun de 2010

MANTEIGA DE AMENDOIM FEITA EM CASA !!


Oi pessoal, tenho encontrado pelos blogs de culinaria, receitas bem interessantes, mas quando olho os ingredientes, vem o desânimo... cadê a pasta de amendoim, ingrediente muito comum em outros países, mas aqui no Rio é bem difícil de encontrar, ia por até o nosso famoso Amendocrem, mas depois de tantos avisos que são bem diferentes, desistia de primeira. Vejo pelos depoimentos que é muito gostosa e viciante então resolvi, porque não tentar uma receita caseira? O resultado tinha que ser até 90% igual ao vendido pronto. Pelos amigos, eles falam que ela fica igualzinha, até porque as manteigas de amendoim vendidas são totalmentes naturais e sem conservantes, então acabou meu dilema. Vou poder fazer todas aquelas delícias que encontro por ai. Tenho várias receitas de manteiga, gosto de  pôr várias opções para você escolher a que mais te agrada. Vamos experimentar Bjs.

Receita nº 1

500 g de amendoim cru
1 colher (café) sal
½ xícara (chá) de glicose
1 xícara (chá) de óleo de amendoim, milho ou girassol

Coloque os amendoins em uma assadeira e leve ao forno médio para torrar levemente, sem deixar tostar. Retire a pele e bata no multiprocessador junto com o sal, glicose e o óleo, até obter uma pasta.


Nota: dependendo da potência do  multiprocessador, divida os ingredientes em três partes e bata uma parte por vez. Se quiser uma pasta com menor teor de óleo, depois da pasta pronta e de descansar por um dia, retire o óleo que ficar na superfície.



Receita nº 2


225 ml de óleo vegetal (milho, girassol, amendoim)

1 xícara(s) (chá) de amendoim torrado(s)
1 colher(es) (chá) de sal
1 colher(es) (sopa) de açúcar União

Retire as cascas do amendoim.
Bata tudo nessa ordem no liqüidificador ou mixer ou processador.
Você regula a seu gosto mais ou menos doce ou salgado.


Receita nº 3

½ Kg de amendoim sem casca e sem pele torrado.

1 ½ xícara de chá de açúcar.
1 colher de chá rasa de sal.
Óleo de amendoim. Se você não encontrar, pode ser substituído por um bom óleo vegetal, quanto mais inodoro e mais claro melhor.


Coloque os amendoins em um liquidificador ou processador de alimentos e triture até tudo virar farelo. Destampe e mexa com uma colher de vez em quando para não ficar nada inteiro.

Acrescente o sal, metade do açúcar e 3 colheres de sopa de óleo. Misture com a colher e ligue o liquidificador novamente, sem tampa. Vá derrubando o amendoim em direção à lâmina com a colher, preenchendo a “clareira” que se abre.

Acrescente o restante do açúcar, misture com a colher e observe a textura. Você vai precisar acrescentar óleo o suficiente para que o liquidificador consiga movimentar toda a mistura, lentamente. Vá acrescentando o óleo aos poucos, para não ficar muito gorduroso. Prove para ver se o açúcar está a gosto e acrescente mais se for o caso.

Quando ficar com a aparência da foto abaixo, está pronto.

Coloque em um vidro ou pote com tampa e deixe descansar na geladeira por 24h antes de consumir. Dizem que o sabor fica melhor.



Receita nº 4
500 gr de amendoins sem casca

2 colher de sopa de óleo ( girassol, canola, milho)
2 colher de sobremesa de açúcar
Sal à gosto

Bater em um multi processador ou liquidificador até que vire uma pasta, ir auxiliando com um espátula, ir batendo aos poucos até pegar textura. Deixar para consumir no dia seguinte, guardarna geladeira.


 
Em todas as receitas é opçional torrar o amendoim para tirar aquela casquinha vermelha ou deixa-lo com  a casquinha. Dizem que esta casquinha tem muitos nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara