03/06/2010

MASSA ELASTICA DE CHOCOLATE OU PASTA DE CHOCOLATE PARA COBERTURA


Olá amigos, recebi alguns emails e pedidos de pasta americana de chocolate ou massa elástica, bom eu nunca fiz, mas comi uma que era uma delícia, consegui estas duas receitas abaixo que achei serem muito gostosas, já tem algumas coberturas de bolos deste tipo que não tem gosto de nada e geralmente a gente só come o bolo e deixa a cobertura de ladinho, sabe..Mas acho que estas devem ficar uma delíca até porque levam chocolate em barra. hummm, se alguém fizer depois me diga como ficou, tá?bjs.

1. Leve ao fogo uma panela com água e deixe aquecer até atingir no máximo 60ºC, apagando o fogo em seguida (você identifica essa temperatura colocando a mão na água: ela deve estar quente, mas suportável ao toque). Coloque uma das Coberturas de Chocolate  picada em um refratário limpo e seco e encaixe-o na panela, mexendo sempre até derreter completamente. Reserve.


2. Aqueça o açúcar com 8 colheres (sopa) de água (aproximadamente 120 ml) e ferva até obter uma calda em ponto de fio, o que leva, em média, cerca de 3 minutos contados após a fervura. À parte, misture a glucose de milho ao xarope de glucose, acrescente à calda e reserve.

3. Junte a calda reservada ao chocolate derretido, misturando sem parar com uma espátula, até obter uma massa homogênea e de consistência firme, porém maleável, que se desprenda do fundo do refratário.

4. Trabalhe a massa com os dedos dentro do próprio refratário. Durante essa etapa, a massa irá liberar bastante gordura, para depois adquirir textura lisa e uniforme. Você pode dividir essa quantidade de massa em duas porções e abrir conforme a necessidade - quanto menor a quantidade de massa trabalhada, menos força você irá fazer para deixá-la no ponto ideal.

5. Embale a massa elástica em papel-filme para esfriar em temperatura ambiente. Nessas condições, ela mantém-se própria para o consumo por até 3 meses. Guarde-a fora da geladeira, evitando assim que endureça muito. Com o passar do tempo, a massa adquire firmeza e, para utilizá-la, você deve cortá-la em pequenas porções, trabalhando com as mãos até voltar à consistência elástica. Para recobrir superfícies lisas, abra a massa com o auxílio de um rolo, aplicando-a logo em seguida.

6. Para recobrir superfícies lisas, abra a massa com o auxílio de um rolo, aplicando-a logo em seguida.

Fonte e imagens do site Garoto


Olha que trabalho lindo, são docinhos tipo bolo de casamento em miniatura, achei um mimo, você pode substituir o chocolate preto pelo branco, podendo tingir de qualquer cor.

PASTA AMERICANA DE CHOCOLATE

170gr. de chocolate meio amargo

02 colheres (sopa) de xarope de glucose de milho
01 colher (sopa)de glicerina
01 clara
500gr. de Açucar impalpável


Triture o chocolate e coloque em banho maria para derreter.

Retire do fogo e bata o chocolate até obter um creme delicado.

Acrescente o xarope de glucose, misture e deixe descançar por 2 minutos.

Coloque a clara de ovo, o açucar, a glicerina e bata até que endureça.Trabalhe numa bancada até dar o ponto igual o da pasta americana. até 1 colher de sopa de xarope de glucose de milho por kilo de cobertura (somente em climas muitos secos)

7 comentários:

Anônimo disse...

receitas excelentes. gostaria apenas de saber a quantidade de chocolate na primeira receita, a passo a passo (desculpe se está lá e não vi)
desde já obrigada.
Marina

Daniel disse...

Essas são os ingredientes e as quantidades da primeira receita.

500 g de Cobertura de Chocolate ao Leite ou Cobertura de Chocolate Branco picada
4 colheres (sopa) de açúcar (48 g)
2 colheres (sopa) de glucose de milho amarela de consistência fluida (40 g)
2 colheres (sopa) de xarope de glucose de milho branco (48 g)

Bjs

π disse...

Tentei fazer essa receita mas ela ficou super farelenta, até dá pra abrir mas não consigo COBRIR um bolo com ela, porque racha. Ela está guardada, será que tem um jeito de consertar a textura dela?

π disse...

(digo, adicionando mais alguma coisa e retrabalhando a massa)

sheila disse...

aonde encontro a glucose de milho amarela de consistência fluida, ela já vem diluída ou tenho que dilui e dilui com oque?

Malugomes disse...

Sheila, e glucose de milho amarela acho que é o Karo que vende em supermercados e a Glucose de milho é a que vende em casas de produtos para festas, aquela branca que a gente faz pasta americana.

Gabriela dan disse...

olá Bárbara,
Gostaria de saber se a pasta de chocolate pode ser utilizada para fazer doces personalizados. Se sim, eles podem ser armazenados na geladeira?
Obrigada ;)