6 de mai de 2010

RECEITA DE "DONUTS"

Adorooooo, perto do meu serviço tinha uma loja Donuts, comia todos os dias, eles me chamavam e eu.. não resistia. Agora a loja fecho e não tenho um lugar proximo de mim que venda, então eu resolvi fazer meus proprios donuts. Ainda não tenho a máquina, mas já estou de olho numa maquininha dessa. Bjis

Ingredientes

- 45 g de fermento biológico

- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 1/2 copo (tipo americano) de leite morno (225 ml)
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 colher (sobremesa) de essência de laranja
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de fécula de batata
- 4 colheres (sopa) de margarina sem sal
- 1 pitada de sal
- 500 g de farinha de trigo
- Farinha de trigo (o suficiente para trabalhar a massa)



 Montagem:

- Donuts fritos
- Recheio (opcional)
- Chocolate derretido
- Chocolate granulado
- Confeitos coloridos
- Açúcar de confeiteiro peneirado


Sugestões de recheios:

1) Creme:

- 1 litro de leite
- 3 colheres (sopa) de amido de milho (dissolvido no leite)
- 3 gemas passadas pela peneira
- 1 colher (sobremesa) de baunilha
- 1 lata de leite condensado

2) Doce de Leite:

- 1 lata de leite condensado cozido na pressão por 40 min
- 8 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 2 colheres (sopa) de creme de leite



Modo de Preparo

Dissolva o fermento com o açúcar. Junte os demais ingredientes e metade da farinha de trigo. Leve para misturar na batedeira. Aos poucos, coloque o restante da farinha de trigo e bata até obter uma massa cremosa. Deixe crescer (em local aquecido) até dobrar de volume (por cerca de 40 min, dependendo da temperatura do ambiente).
Sobre uma superfície lisa, trabalhe a massa com a farinha até soltar das mãos.

Abra a massa com um rolo, na espessura de 1 cm a 1,5 cm mais ou menos.

Corte círculos de 7 cm de diâmetro com um cortador (copo, xícara,etc). Corte cada círculo no centro com um cortador de 1,5 cm de diâmetro.

Forre uma forma com pano, coloque os discos para descansar por mais ou menos 30 min em um lugar aquecido (ou até dobrar de volume).

Aqueça o óleo até a temperatura de 140ºC (quando você coloca para fritar, parece que o óleo está frio). Frite (de 4 a 5 discos de cada vez para evitar o aquecimento do óleo), virando para dourar por igual. Retire, coloque-os sobre papel-toalha e deixe esfriar.


Para a montagem:
Corte os donuts ao meio e recheie (opcional). Feche, passe no chocolate derretido somente na parte de cima e polvilhe granulado ou confeitos coloridos. Se desejar, passe somente no açúcar de confeiteiro.
Dica minha: coloque o recheio no saco de confeitar e use para colocar o recheio, fica bem mais pratico e bonito.
Para o recheio:
Misture todos os ingredientes. Leve ao fogo mexendo sempre até formar um creme.


Quem faz a fermentação?
Alguns tipos de bactérias e fungos quando acrescentados ao açúcarou à farinha, liberam gás carbônico (bolhas) e aumenta o volumeda massa. O sal não pode ser usado porque ele é bactericida e mata asbactérias da fermentação.





RECEITA DONUTS PARA QUEM USAR NA MAQUINA DE DONUTS"

2 ovos

2 colheres de sopa de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo

Prepare a massa: Com um batedor de claras, bata ligeiramente os ovos numa tigela até começar a espumar. Depois junte o óleo, o leite e o extrato de baunilha e mexa para misturar tudo. Aos poucos acrescente o açúcar e a farinha de trigo misturando bem a cada adição. Por último, para evitar que pequena bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o sal e o fermento em pó com um coador pequeno.

Asse os donuts: Para assá-los pode-se usar uma fôrma com moldes próprios, uma máquina de donut ou ainda um tostador para donut.

Na fôrma: Encha a fôrma previamente untada com óleo comum ou spray, mas tome cuidado para não encher demais, pois os donuts irão crescer um pouco quando assar. Ponha no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 8 a 12 minutos dependendo do fôrno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los.


Na máquina: Ligue a máquina de donut para pré-aquecer pelo tempo determinado pelo fabricante. De um modo geral leva +/- 10 minutos. Passe óleo nos moldes com um pincel de cozinha e encha-os com a massa. Feche a máquina e aguarde um pouco. Não demora muito para assar, pois o calor vem de cima e baixo ao mesmo tempo. Depois abra a máquina, quando estiverem douradinhos, retire-os com um palito de dente. Passe o palito ao redor de cada donut para soltá-los e espete levemente para retirá-lo. Coloque sobre uma grade para esfriarem. Passe mais um pouco de óleo e repita a operação até acabar a massa.

No tostador para donuts: Coloque o tostador sobre fogo médio para aquecer. Depois proceda da mesma maneira que com a máquina. Unte os moldes e encha com a massa. Espere assar um pouco para virar do outro lado, pois a massa é +/- líquida. Nesse caso demora um pouco mais, porque o calor não vem ao mesmo tempo dos dois lados, somente quando se vira o tostador. O processo é o mesmo que para preparar um sanduíche quente.





 
 
 
 

2 comentários:

Rita Carvalho disse...

Ola Bárbara :D
Adoro Donuts mas nunca experimentei fazer.
São uma delícia!

Beijinhos

Gil Silva disse...

parabens! adorei seu blog