BOLINHO DE GOMA DE ALAGOAS


RECEITA SECRETISSIMA !!
Ingredientes:
1 kg de amido de milho
2 gemas de ovo
250g de açúcar
30g de sal
250g de margarina
leite de coco (não tem uma quantidade certa, use o suficiente para que a massa adquira o ponto)

Modo de preparo: Misture gema de ovo, açúcar, sal e margarina numa bacia. Aos poucos, acrescente o amido de milho e o leite de coco, misturando com a mão para dar o ponto da massa. Depois que a massa estiver bem misturada, faça uma tira e corte com tesoura de papel. Leve ao forno por 30 minutos. Está pronto o bolinho de goma, que na verdade parece com uma bolachinha!


Os quitutes símbolos de Maragogi

A cidade famosa pelos passeios às galés é também conhecida por fabricar dois deliciosos quitutes: o bolo de goma e a bolacha Maragogi.
A comunidade de São Bento, a 6 km do centro de Maragogi, abriga várias famílias que vivem da renda obtida com a venda do bolo de goma. A iguaria, que é na verdade um biscoitinho, e não um bolo, é feita com polvilho, coco, açúcar, gemas e manteiga – em outras regiões do Brasil, o quitute é conhecido como sequilho. O bolo de goma tem o formato de uma pequena concha e, apesar de ser encontrado em padarias e no supermercado, é tradicionalmente comprado nas barraquinhas que ficam às margens da estrada que corta o pequeno vilarejo de São Bento.
A Bolacha Maragogi foi inventada na década de 50 pelo comerciante Claudinei Lira Pinto. Se na época a bolacha folhada em sabores salgado e doce era vendida apenas em sua padaria; hoje pode ser encontrada nas mesas de café da manhã dos hotéis e das pousadas locais e até nas prateleiras de supermercados de outros estados. Atualmente, a receita original é seguida ao pé da letra pelos descendentes de Claudinei. Na fábrica da família, localizada às margens da rodovia AL-101, é possível conhecer o processo de produção das bolachas e prová-las acompanhadas de um cafezinho.


Comentários

  1. Me interessei em revender os produtos dessa fãbrica. Hoje resido em São Miguel dos Campos . Meu zap ( 11 ) 989689701 zap e claro. ( 82 ) 991205242 claro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara