CAMAFEU, É REALMENTE UMA JÓIA !


O Doce Camafeu foi inspirado em um objeto muito usado de decoração por pessoas nobres entre os séculos XV e XIX.
A palavra camafeu origina-se do latim cammaeus, que quer dizer pedra entalhada ou esculpida.O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas.

Os camafeus eram produzidos a partir de rochas como ágata, ônix,sardônica,continham imagens de deuses, deusas, cenas mitólogicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor..


Massa:

-1 Lata de leite condensado
-200grs de nozes moída
-2 colheres de manteiga sem sal
-Nozes para decorar

Modo de Preparo
Bata as nozes no liquidificador para que elas fiquem bem trituras parecendo uma farofa. Em uma panela coloque o leite condensado,as nozes trituradas, manteiga e leve ao fogo até que atinja o ponto para poder enrrolar.

Deixe esfriar em um prato por 1 dia  e faça bolinhas apertando por sobre elas para que fiquem um pouco amassadinhas(com formato de camafeu).

Derreta o chocolate em banho maria. Coloque as bolinhas uma a uma no chocolate retirando-as com auxílio de um garfo de dois dentes.

Coloque-as sobre uma tábua forrada com papel alumínio e em seguida coloque um pedaço de noze por sobre o doce. Espere esfriar e coloque em forminhas de doce.


 
Para banhar:

-1kg de fondan

Fondan:

-1 kg de açúcar de confeiteiro
-Leite
Coloque o açúcar em um recipiente e vá pingando o leite aos poucos até que vire um creme espesso, depois mantenha-o em banho maria para banhar os docinhos.
ou

- 500 gr chocolate ao leite

Derreta o chocolate em banho maria. Coloque as bolinhas uma a uma no chocolate retirando-as com auxílio de um garfo de dois dentes.



 Decoração:


-Pedaços de nozes

No século XVII era considerado refinado culturalmente um cavalheiro que colecionasse ou portasse peças em camafeus. O imperador francês Napoleão I foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus, e chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.

Comentários

Postar um comentário

Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara