ATENÇÃO AO PRAZO DE VALIDADE DOS ALIMENTOS



Alguns produtos vencidos não mudam de consistência, sabor ou odor, por isso é preciso ficar de olho nas informações da embalagem.
Antes de colocar qualquer produto no seu carrinho do supermercado ou à mesa de sua família, é fundamental checar uma informação muito importante e que, muitas vezes, passa despercebida durante as compras: o prazo de validade dos alimentos.
"Todo alimento deve, obrigatoriamente, trazer na embalagem o prazo de validade", explica a nutricionista Tânia Rodrigues*. Ou seja, a embalagem deve trazer a informação sobre o tempo de vida útil do produto.
Este período varia de produto para produto e é definido com base nos resultados de testes que são elaborados pelos próprios fabricantes.
Isso porque, após a data estipulada na embalagem, os produtos sofrem diversas modificações que podem interferir na qualidade do alimento. Além disso, é possível que as características originais, como cor, sabor e odor, sofram alterações significativas.
"Apenas os legumes, as verduras e as frutas estão liberados da apresentação de prazo de validade como informação obrigatória, mas têm de exibir na embalagem as datas em que foram embalados", lembra a nutricionista.

Os alimentos de origem animal são muito associados ao risco de contaminação e pedem muita atenção . "Eles representam excelentes meios para o crescimento bacteriano, devido à variedade de nutrientes, à quantidade de água, à baixa acidez (pH entre 5,5 e 7,0) e, muitas vezes, por serem estocados de forma inadequada", diz a nutricionista.
Segundo Tânia, os alimentos não-perecíveis ou com maior prazo de validade - como açúcar e arroz - não têm seus teores nutritivos diminuídos, mas podem aumentar a probabilidade de aparecimento ou crescimento de fungos e bactérias que modificam suas características.
Porém, saiba que nem sempre dá para perceber que um alimento não tem mais condições de ser consumido: muitos produtos vencidos podem não apresentar mudanças aparentes de cheiro, cor ou aspecto e acabam representando um grande perigo.
Portanto, fique de olho nos rótulos e jamais compre ou consuma alimentos que estejam fora do prazo de validade. Segurança em primeiro lugar!
*Tânia Rodrigues, nutricionista, diretora técnica RGNutri Consultoria em Nutrição. Especializada em fisiologia do exercício.

Comentários