BOLO DE AIPIM MARAVILHA

Esta receita eu já faço a muitos anos, adoro, este bolo fica divino, molhadinho, macio, docwe na medida certa, bom eu acho e quem prova também, é maravilha mesmo !!1
Já havia postado esta receita em um outro site (http://tudogostoso.uol.com.br/receita/17586-bolo-de-aipim-maravilha.html ) em 2006 e foi um sucesso recebi muitos comentários e emails das pessoas, com elogios, duvidas, foi muito bom, se quizer dê uma olhadinha, para vocês verem,  já estou há muito tempo espalhando minhas riquezas culinárias.. hahahah!!
E mais, já trabalhei em festas juninas vendendo doces típicos e este  bolo é o que mais vendia, teve uma vez que passei a tarde toda fazendo bolos para levar em uma festa que seria em um clube, teria muitas pessoas, foi só eu chegar com o bolo, que em menos de 30 minutos já tinha vendido quase 20 tabuleiros que tinha levado. Boas recordações.... 

Ingredientes

.1 kg de aipim cru picadinho
.1 lata de leite condensado
.1 vidro pequeno leite de coco 200ml
.2 colheres (sopa) margarina
.2 ovos
.3 colhereres (sopa) de açúcar
.100 g coco ralado

Preparo:
Muito simples , coloque tudo no liquidificador e despeje em uma forma untada e enfarinhada
Leve para assar +- 40 minutos.
Não deixe de por seu comentário, pois eles me ajudam bastante na montagem do blog, Bjitos...

Comentários

  1. Linda, eu faço um bolo de aimpim que leva trigo, no Brasil ficava fofinho e aqui fica pastoso tipo solado, me falaram que o que vendem aqui é mandioca e não aimpim (até mesmo no Brasil há muita gente que pensa que ambos são um só), mas tb me disseram que o problema era da farinha.
    Vi que esse seu bolo não leva trigo, mas tb parece que fica tipo creme ou solado, ou será somente impressão minha?
    Beijos e adoro demais uas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aimpim e mandioca é a msm raiz quem falar com vc isto deve se é ganar

      Excluir
  2. Oi, Rita de Cassia, muito obrigada pelos comentários carinhosos e por suas visitas, fico muito feliz quando uma pessoa gosta do meu cantinho... agosra sobre sua dúvida... pelo que eu saiba mandioca e aipim são a mesma coisa, exista a batata baroa que em São Paulo chamam de madioquinha, mas não é essa não, é aipim ou mandioca mesmo, tem aquela casca grossa marrom escuro e bem branquinho por dentro. Esse bolo que faço não é aqueles bolos fofos feitos com farinha não... É um bolo doce bem úmido lembrando um bombucado, sua textura é tipo um pudim consistênte, porém bem macio, experimente tenho certeza que fará muito sucesso ai na sua casa. A verdadeira receita de bolo de aipim é com essa textura, mas antigamente não usava o leite condensado, mas como tudo evolui... o leite condensado complementa o sabor maravilhoso deste bolito!! Bjinhos qualquer dúvida mais, me deixe um comentário Bjs Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Aroma!Esse é o verdadeiro 🎂 de aipim ou mandioca da no mesmo,quanto o condensado,como vc mesmo disse só aprimora o sabor!Parabéns💋

      Excluir
  3. Oiii,barbara!
    Fiz o bolo hoje a tarde,e vicou maravilhoso.Só não poupei no coco ralado.Todos daqui de casa adoraram.Eu conheço um Sr.que passa por aqui vendendo bolo de aipim.Na mesma hora comprei e dei para o meu pai.Meu pai falou,que nunca comeu um bolo de aipim tão duro,cheguei provar,e realmente muito duro.Será o que hein?estava tão bonito no tabuleiro.Bém!vc está de parabéns.Continue sempre assim!Nos dando o prazer das suas receitas saborosas.Adorei!!
    Bjokass.

    ResponderExcluir
  4. OI WALTINHO, QUE LEGAL QUE VC FEZ O BOLO E FEZ SUCESSO!! FICO MUITO FELIZ QUANDO ALGUÉM FAZ ALGUMA RECEITA MINHA E GOSTA. AMEI, AGORA O BOLO DO SR QUE VENDE AI NA SUA RUA DEVE LEVAR NA RECEITA FARINHA DE TRIGO E NÃO DEVE LEVAR LEITE CONDENSADO. TAMBÉM JÁ COMI DE TUDO QUANTO FOI BOLO DE AIPIM, E TE CONFESSO QUE NÃO É PRESUNÇÃO MINHA NÃO, MAS ACHO O MEU MELHOR MARAVILHOSO E O POVO AQUI DE CASA TAMBÉM. AMEI SEU COMENTÁRIO E SE VC TIVER ALGUM BLOG DEIXE O NOME PARA EU IR TE VISITAR, BJINHOS BÁRBARA E BOM DOMINGO!!!

    ResponderExcluir
  5. Seu bolo fez um grande sucesso, eu não sei ainda se ele é melhor do que o que minha mãe faz não deu tempo, acabaram com tudo em muito pouco tempo. Vou fazer novamente e escondido para poder provar.
    Quanto ao aimpim e mandioca são diferentes, a mandioca usamos para fazer farinha e o aimpim para uso culinário, não sei se nos outros estados usam aimpim para fazer farinha, mas eu cresci lidando com essas raizes, sei que são diferentes, por isso que penso que aqui as pessoas tb podem fazer confusão e comprarem gato por lebre.
    Mas de qualquer forma eu cresci numa terra onde quase todos os proprietarios de terras tem uma farinheira. E melhor ainda teu bolo é uma maravilha, acredita no que digo, eu nunca fiz um bolo que fizesse tanto sucesso, até quem não gosta de bolos comeu e repetiu.
    Bjs continue a postar sempre, que venho cá experimentar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandioca,aipim ou macaxeira é a mesma raiz, só muda o nome em cada região do país...pode pesquisar na internet...😉

      Excluir
    2. Mandioca e aipim são raízes diferente.

      Excluir
  6. Não disse que até quem não gosta come, eu amo, sou fã nº 1 deste bolo. Bjinhos Ritinha!!

    ResponderExcluir
  7. Olá rende quantas porções que não fala na receita e deveria ter não é mesmo toda receita tem mais... !me responde rapido ok ?!

    ResponderExcluir
  8. Bom eu sou baiana, nascida e criada no interior. E o que sei e que,mandioca,macaxeira e aipim sao o mesmo. A diferença e que ha varias qualidades,(como mangas que ha muitas qualidades). A minha avo faz bolo de puba, depois de deixar a mandioca alguns dias na agua. mas, pra comer cozida a mandioca cacau e a melhor, a mais macia, e tambem ha uma qualidade que nao da pra consumo humano, por ser brava, so presta como alimento pra porcos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, estou passeando pelo seu cantinho...vou correndo fazer esse bolo....fiquei com água na boca....faz tempo procuro uma receita assim....depois te digo se acertei fazer.
    Bjs, Ci.
    http://ci-docevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. este bolo é uma delicia, fiz pra receber umas amigas e foi super aprovado.

    ResponderExcluir
  11. Olá Bárbara, tudo jóia? Queria tirar uma dúvida... Ao invés de usar aqueles leite de coco que vem nos vidrinhos, pode ser usado o próprio coco pra fazer o leite e substituir o coco ralado (100g como manda a receita) pelo bagaço do coco usado pra o leite? Sou baiana, mas agora tô morando na Suécia. Minha pergunta é porque não sou muito fã do leite de coco daqui... Não acho bem encorpado como o da Bahia... Aguardo resposta! Bjs e obrigada!

    Ahh, depois que eu testar a receita, volto pra deixar meu comentário!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tem um outro blog usando a mesma foto.....
    http://www.dasgurias.com/2010/06/18/bolo-de-aipim/

    ResponderExcluir
  13. Opa, já ia saindo sem comentar. Rsrsrs
    Achei essa receita enquanto procuro por uma que se pareça com a de um bolo de macaxeira que eu comia sempre numa praça da última cidade que morei. Até encontrei uma muito parecida e salvei no smartphone, porém desintalei o aplicativo e perdi a receita sem nem testar. O bolo era feito com a macaxeira ralada bem grossa, como naquele ralo maior de cenoura. Assim, parecia que a mistura do bolo era apenas um creme dos outros imgredientes com a macaxeira ralada, bem molhadinho e, as partes das bordas tortadinhas, hum!!!

    Vou continuar procurando, mas a sua receita parece ser perfeita, pois nunca é demais uma receita de liquidificador, quanto mais com este sucesso todo. Com certeza vou fazer.
    Parabéns pelas receitas. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Desculpe a sinceridade, mas fiz o bolo hoje 07 de abril de 2013 e não gostei muito.
    Segui os passos e ele ficou igual a uma esponja e sem o gosto adocicado.
    Prefiro aqueles bolos de mandioca que são mais aerados.

    ResponderExcluir
  15. Olha só, tirando a dúvida do aipim/mandioca. Sou chef de cozinha, moro em Salvador. No sul e sudeste do Brasil, a mandioca é o que chamamos de aipim ou macaxeira no nordeste e que serve para fazer bolos, pudins, sorvetes, etc. Já a mandioca-brava ou simplesmente mandioca (no nordeste) é venenosa. Precisa passar por um processo de moagem e secagem para que a toxicidade seja retirada. É com essa que faz-se a farinha. A massa puba, ou simplesmente, carimã (que se faz bolos) é a massa do aipim que é moída, espremida e colocada pra fermentar numa espécie de peneira de palha até ficar quase podre. É utilizada em bolos.

    ResponderExcluir
  16. Ola Barbara...adorei a receita viu e a professora dos meus filhos gostou tanto que disse que quer esse bolo de presente no dia dos professores,rssrsrsrsrs...parabéns por sua generosidade em dividir receitas maravilhosas como esta. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos...parabéns e um muito obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Sem palavras.... eu amo esse bolo. E uma receita maravilhos. obgda por divulgar. Tenha muitosucesso. bjss

    ResponderExcluir
  18. o bolo ficou saboroso,porem, faltou fermento, adicione fermento na proxima receita que ele vai ficar fofinho

    ResponderExcluir
  19. Acabei de fazer, ficou uma delícia, comi quentinho. Como não tinha margarina, coloquei 2 colheres de sopa de óleo de soja e uma pitada de sal. Eu sempre fiz ralando a aipim 9receita da minha madrinha), mas estava com uma preguiça. Ficou igualzinho ao que minha madrinha fazia.
    ADOREI!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. oi acabei de fazer o bolo e ficou maravilhoso hummmmmm adorei a receita bjsss e obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Olá, acabei de fazer o bolinho, mas no final acrescentei canela em pau e 2 cravos. O bolo ficou maravilhoso *-* muito obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal, estou muito sumida do meu blog, fiquei sem tempo, mas estava sempre vendo as postagens da galera, peço mil desculpas por não responder algumas e quero muito agradeçer os elogios e dizer que fico muito muito feliz por vocês experimentarem minhas receitas!! Obrigada mesmo bjooo

    ResponderExcluir
  23. FIZ ESTA RECEITA E FICOU MARAVILHOSOOOO!!!!...SEM COMENTARIOS...UMA DELICIA MESMO...O MELHOR BOLO DE MANDIOCA QUE JA COMI!!
    OBRIGADO POR COMPARTILHAR SUA RECEITA BARBARA :)

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde bárbara..cabei de anotar sua receita,vou fazer!!!!beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi Bárbara, há muito, queria aproveitar a grande oferta de aipim, aqui em Porto Alegre. Claro fui para a internet, vi várias opções mas parei no seu blog, pela receita que me pareceu,como eu projetava mas também pela apresentação do seu blog e claro, sua simpatia, mesmo à distancia.
    Estou fazendo agora, depois faço contato.
    Abração!
    Renato.

    ResponderExcluir
  26. Oi Barbara. Eu adoro este bolo, mas aipim é uma coisa e mandioca é outra,com mandioca faz-se a farinha de mandioca ,e o aipim é para consumo em bolos, frito, cozido etc.., grande abraço Rita

    ResponderExcluir
  27. So vou dizer uma palavra...DELICIOSO

    ResponderExcluir
  28. Muito bom mesmo, acabei de fazer, gostei muito. Parabéns..

    ResponderExcluir
  29. Não consegui não...o meu bolo ficou duro, faltando as duas camadas como o seu, e quase sem sabor. Não sei o que eu fiz errado. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  30. O meu ficou molhadinho, Eu coloquei queijo ralado pra ver como ficava e deu super certo. Amei a receita vou fazer mais veze 😙

    ResponderExcluir
  31. O meu ficou molhadinho, Eu coloquei queijo ralado pra ver como ficava e deu super certo. Amei a receita vou fazer mais veze 😙

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde,como eu não gosto de leite de coco, posso substituir por leite ou ficarâ ruim? Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Mandioca,macaxeira e aipim são as mesmas coisas. Só muda de nomes dependendo das regiões. E a mandioca-brava pode ser consumido conforme uma reportagem da tv, mas para isso precisa saber muito bem preparar.

    ResponderExcluir
  34. Olá! Fiz o bolo e ficou bom. Porém o próximo devo colocar um pouco mais de açúcar. Outro detalhe, ficou 1:10h no forno numa temperatura 230 graus. Como eu gosto daquela parte de cima mais tostadinha, ainda vou acrescentar mais 15 min.

    ResponderExcluir
  35. Olá, fiz o bolo e ficou ótimo! mas ficou um pouco tostadinho em cima. Amei sua receita, obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Posso fazer com a massa de mandioca comprei na feira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara