CANJICA OU MUNGUZÁ

Hoje é um dia especial, para nós é a sexta feira da paixão, e como é de costume não comemos carne vermelha esta semana e comemos tradicionalmente a canjica (no Sul ) ou munguzá ( no Norte). Eu fico esperando anciosamente por esta data, só para comer a tal canjica que para mim é sagrada. Ela pode ser feita em qualquer época do ano, mas não tem o mesmo gosto, sei lá parece que a data deixa tudo mais gostoso... Este doce é um prato típico brasileiro feito com milho branco, leite, leite de coco, coco, leite condensado ..... e tem o amendoim torrado e triturado tipo farofinha que serve junto é uma delicia. Esta receita eu faço e amo demais !! Gostaria de compartilhar com vocês é uma delícia !! E mais apartir desta data se dá início a uma serie de datas festivas que usamos estes doces, Festa de São Pedro, São João, Santo Antonio etc... Começam as delícias.....





Ingredientes

.500 gr de milho para canjica branca
.1 lata de leite condensado
.1 vidro de leite de coco pq
.1 lata ou cx de creme de leite
.Cravo e canela em pau à gosto.

Preparo

Deixe o milho branco de molho de um dia para o outro (às vezes nem deixo de molho e também dá certo)




Escorra a água e coloque em uma panela de pressão e cubra com água +- 3 dedos acima do milho, cozinhe por  +- 30 minutos ou depois de começar a xiar deixe um pouco e desligue para ver se já está bom (o ponto é nem muito mole e nem duro, é tipo "al dente").
Escorra o caldo espesso que se forma e coloque a canjica cozida em uma panela com o leite de coco, leite condensado, cravo e canela à gosto (eu prefiro colocar a canela em pó quando vou comer, acho que rouba o sabor original na canjica).






Espere ferver mexendo sempre, coloque o creme de leite e prove se está ao seu gosto, se desejar coloque um pouco de leite comum para ficar mais liquida um pouco, pois quando esfriar ela vai engrossar mais.
Quando for esquentar novamente para comer coloque sempre um pouquinho de leite. Maravilhosa !!! Eu gosto bem cremosa...




Faça e deixe seu comentário abaixo !

Comentários

  1. Olá, eu fiz essa receitinha e adorei!!! Sempre comi munguzá mas nunca tinha feito. foi a promeira vez e meu marido amou, até minha filha que não gosta muito comeu e ficou satisfeita... Muito obrigada e que DEUS te abençoe sempre querida. Bjs no coração

    ResponderExcluir
  2. Olá,se não colocar leite condensado.Fica bom?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara