23 de abr de 2010

GELÉIA DE BANANA



I

-1 kg de banana

-1 kg de açúcar 
-1 unidade(s) de laranja

Preparo
Passe no liqüidificador as bananas com o suco da laranja e acrescente o açucar. Leve ao fogo, mexendo sempre até que a geléia se desprenda do fundo da panela.



II

-2 copos de açúcar

-4 copos de água
-12 bananas

Preparo
Descascar as bananas e cortar em pedaços. Colocar as bananas e a água, uma panela e deixar ferver durante 1 hora. Depois de fervida coar e colocar o líquido em outra panela. Acrescentar o açúcar no líquido e deixar ferver até a geléia tomar uma cor avermelhada.


III

-6 bananas maduras de tamanho médio


-3 xícaras de açúcar

-sucos de 2 limões

-casca de limão ralada

Descasque as bananas e corte-as em rodelas de 2 cm.
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo em banho maria até que o açúcar esteja bem dissolvido.
Leve a mistura diretamente ao fogo e mexa em fogo brando até que a mistura esteja bem grossa e lisa (leva cerca de 15 minutos).
Aumente o fogo e bata a mistura em fogo forte, sem parar, durante alguns minutos, até que a geléia fique bem grossa.
Coloque em recipientes esterilizados e herméticamente fechados.
Deixe esfriar e guarde na geladeira durante 6 semanas.


UMA DICA: Minha mão sempre que faz doce ou geléia de banana, ela põe o açucar para dourar primeiro, quando estiver bem moreninho,mas sem estar queimado, coloque a banana e a água com o caldo da fruta. O doce fica mais douradinho !! Delícia !!


GELÉIA DA CASCA DA BANANA  SUPER NUTRITIVO

Lavar as bananas em água corrente. Deixá-las em uma vasilha com três litros de água e água sanitária por 15 minutos. Descascar as bananas e cozinhar apenas as cascas em dois litros de água na panela de pressão. Deixar por 10 minutos depois que der pressão. Tirar a panela do fogo e esperar a água ficar morna. Bater as cascas com a água no liquidificador até obter um líquido homogêneo. Passar a mistura em uma peneira e pôr em uma panela junto com o açúcar e o suco do limão. Deixar cozinhar em fogo baixo por 20 minutos e retirar, com uma concha, a espuma que subir da geléia. Retirar do fogo e colocar a geléia em uma vasilha. Pôr na geladeira para conservar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigos deixe seu comentário, que logo responderei, bjinhos. Bárbara